Março é considerado o mês da mulher e por isso se tornou também um momento propício para alertar sobre o risco de uma das doenças responsáveis por causar inúmeras mortes anualmente – o câncer do colo do útero – também chamado de câncer cervical.
Sobre a escolha da cor lilás, acredita-se que a origem está relacionada ao movimento que ocorreu na Inglaterra, em 1908, em que as mulheres lutaram pelo direito ao voto. Nesse episódio, que ficou conhecido como Movimento Sufragista, as mulheres elegeram as cores lilás, branco e verde como símbolos da campanha.
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papiloma vírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
O Câncer de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no país (atrás do câncer de mama e colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres.
Diante deste cenário, o serviço de saúde do município de Pedro Teixeira, lançou a campanha “Março Lilás” com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento ao câncer do útero.
Foram desenvolvidas algumas ações, como o “Dia de Mobilização Lilás” com palestras e atividades direcionadas para a atenção à saúde. Foram realizadas palestras sobre a importância de exames preventivos para as mulheres, assim como alertas sobre a tuberculose e orientações sobre dengue, zika, chikungunya, entre outras.
Confira algumas imagens do evento: